Entender como funciona o sistema de distribuição de um edifício nos casos de aquecimento central é muito importante para definir qual é a melhor solução e dimensionar os espaço técnicos necessários para ele.
Existem diversos tipos de distribuição e iremos abordar todos com o sistema de recirculação pois é mais viável e utilizável.
A recirculação é necessária em edifícios altos, visto que pode demorar para chegar água quente até o ponto de consumo, causando desperdício de água e reduzindo o conforto do usuário.
Portanto, não recomendamos sistemas de aquecimento central sem recirculação da distribuição por prumadas. Esse sistema pode operar de duas formas: ascendente e descendente, conforme será apresentado a seguir.
1. Sistema ascendente com recirculação
Nesse sistema, a água sobe pelo tubo, retornando ao boiler acumulador, auxiliada pela diferença de densidade entre a água quente e a fria.
Por economia, faz-se o retorno apenas no piso do último pavimento. A água é mantida circulando constantemente pela diferença de temperatura entre o boiler de acumulação e os pontos de utilização.
Na cobertura, e em todos os sistemas de água quente, deve-se prever uma ventosa com ladrão para escapamento de vapor da tubulação.
Fonte: Hélio Creder
1.1. Edifícios abaixo de 40 metros
Em edifícios abaixo de 40 metros, temos a vantagem de não necessitar de utilização de válvula redutora de pressão, logo o sistema se torna mais simples e de fácil instalação.
Confira é o esquema de instalação de um edifício com aquecimento central com altura inferior a 40 metros neste link: https://forms.gle/skyeLQ87MYQ2US5c6
1.2. Edifícios acima de 40 metros
Para edifícios acima de 40 metros, temos o problema da pressão máxima nos pontos de utilização.
Logo se faz necessária a redução da pressão nas zonas que ultrapassarem estas pressões.
Com isso, o sistema se torna mais completo e oneroso, mas sempre há uma solução de engenharia para isso.
Quer saber como é o esquema de instalação de aquecimento central num edifício com altura superior a 40 metros?
No material adicional a este post exemplificamos todos os tipo. Confira nesse link: https://forms.gle/skyeLQ87MYQ2US5c6
2. Sistema descendente com recirculação
O sistema descendente com recirculação é utilizado quando não há espaço técnico na base do edifício para a instalação ou se é optado pelo sistema de aquecimento solar.
Com isso não conseguimos utilizar recirculação por termossifão e há necessidade de utilizar uma bomba recirculadora no sistema.
Fonte: Incorporação imobiliária.
3. Recirculação de apartamentos
Como é feita a recirculação de água quente dentro dos apartamentos?
Pelo fato do sistema exigir medição de água individualizada, a recirculação interna de água quente no apartamento pode ser opcional, porém ela não deve ser ligada ao sistema de recirculação do edifício pois a água vai passar mais de uma vez pelo medidor.
Fonte: Rinnai.
Autor: Engenheiro Civil Allan Souza Mendes
TORNE-SE ESPECIALISTA EM PROJETOS HIDROSSANITÁRIOS:
https://educacao.escolaaplicar.com.br/projetos-hidrossanitarios